top of page

O que é o AWS Lambda?

O AWS Lambda é um serviço de computação que permite executar código sem o provisionamento ou gerenciamento de servidores.


O Lambda executa seu código em uma infraestrutura de computação de alta disponibilidade e executa toda a administração dos recursos computacionais, incluindo manutenção do servidor e do sistema operacional, provisionamento e escalabilidade automática da capacidade e registro em log do código.


Com o Lambda, tudo o que você precisa fazer é fornecer seu código em uma dos runtimes de linguagens compatíveis com o Lambda. Você organiza seu código em Funções do Lambda. O serviço do Lambda executa a função somente quando necessário e escala automaticamente. Você paga apenas pelo tempo de computação consumido.


Quando usar o Lambda?


O Lambda é um serviço de computação ideal para cenários de aplicações que precisam aumentar rapidamente a escala verticalmente e reduzir a escala verticalmente a zero quando não estão sob demanda. Por exemplo, é possível usar o Lambda para:


  • Processamento de arquivos: use o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) para acionar o processamento de dados do Lambda em tempo real após a realização de um upload.

  • Processamento de fluxo: use o Lambda e o Amazon Kinesis para processar dados de streaming em tempo real para monitoramento de atividades de aplicações, processamento de pedidos de transações, análise de clickstream, limpeza de dados, filtragem de logs, indexação, análise de mídias sociais, telemetria de dados de dispositivos da Internet das Coisas (IoT) e medição.

  • Aplicações Web: combine o Lambda com outros serviços da AWS para desenvolver aplicações Web avançadas que diminuem e aumentam a escala verticalmente de forma automática, além de executar em uma configuração altamente disponível em diversos datacenters.

  • Back-ends IoT: desenvolva back-ends com tecnologia sem servidor usando o Lambda para tratar de solicitações de API da Web, de dispositivos móveis, de IoT e de terceiros.

  • Back-ends móveis: desenvolva back-ends usando o Lambda e o Amazon API Gateway para autenticar e processar solicitações de API. Use o AWS Amplify para facilitar a integração com os frontends do iOS, Android, Web e React Native.


Ao usar o Lambda, você é responsável apenas pelo seu código. O Lambda gerencia a frota de computação que oferece um equilíbrio de memória, CPU, rede e outros recursos para executar seu código. Como o Lambda gerencia esses recursos, não é possível fazer login para calcular instâncias ou personalizar o sistema operacional noRuntime fornecido.


O Lambda executa atividades operacionais e administrativas em seu nome, incluindo gerenciamento de capacidade, monitoramento e registro de suas funções do Lambda.


Artigo originalmente publicado em Docs AWS


Comentarios


bottom of page