top of page

Como o desenvolvimento em nuvem ajuda no crescimento do software

A sua empresa já adotou o desenvolvimento em nuvem? Voltada para negócios que buscam mais flexibilidade no seu dia a dia, essa maneira de criar apps está ganhando força no mercado. Ela trouxe mais versatilidade para o ambiente operacional, reduziu o número de erros e ampliou a capacidade de profissionais entregarem softwares alinhados às demandas dos usuários.


A criação de aplicativos em ambientes de cloud computing é uma das principais tendências da área. Permite que negócios atendam às demandas de usuários de modo mais econômico e eficiente. Junto a isso, os times podem trabalhar integrados para sempre entregarem o melhor resultado possível.


Quer saber mais sobre o tema e como o desenvolvimento em nuvem consegue te auxiliar a entregar melhores resultados? Então, continue a leitura!


O que é o desenvolvimento de software na nuvem?


O desenvolvimento em nuvem é uma estratégia de criação de aplicativos em que o negócio se utiliza de infraestruturas de cloud computing para gerenciar os seus dados, realizar testes, compartilhar arquivos e criar toda a infraestrutura do app.


Este modelo permite que negócios sejam mais ágeis e integrem os benefícios do uso do cloud computing nos seus processos de desenvolvimento de software. Desse modo, a companhia consegue reduzir custos e gerar mais inovação com facilidade.


Por que empresas estão investindo nessa abordagem?


O desenvolvimento em nuvem tem ganhado força no mercado por uma série de motivos. Veja os principais impactos causados por essa abordagem a seguir.


Maior produtividade


Ao criar aplicativos na nuvem, a troca de dados será mais ágil e precisa. Isso dá aos times a habilidade de ampliar facilmente a sua produtividade e entregar resultados em prazos muito menores. Afinal de contas, o tempo necessário para compartilhar arquivos relevantes entre equipes será muito menor.


Os testes também serão mais rápidos. Obrigatórios para garantir que o sistema seja entregue com poucos erros, eles serão feitos de modo automatizado. Dessa maneira, a empresa consegue simular um número de cenários muito maior para encontrar bugs e falhas que possam comprometer a usabilidade da aplicação e, assim, remediá-las mais rapidamente.


Potencial de escalar o desenvolvimento facilmente


Um dos maiores benefícios de se utilizar a nuvem é o aumento de escalabilidade operacional. No ambiente de cloud computing, o negócio pode ampliar os recursos disponíveis ao usuário e, dessa maneira, sempre manter uma boa performance. Tudo isso de modo quase instantâneo.


Esse benefício pode ser levado facilmente para o ambiente de desenvolvimento. Ao ter uma plataforma mais escalável, a empresa conseguirá ampliar a sua equipe rapidamente, evitando atrasos e problemas no atendimento a demandas externas. Dessa maneira, os fluxos de trabalho sempre estarão dentro dos prazos combinados.


Mais segurança para o gestor


Na nuvem, o controle e o compartilhamento de dados é feito com mais controle. A empresa consegue monitorar o comportamento de todos os usuários de maneira centralizada, evitando brechas de segurança. Além disso, a distribuição de regras de segurança é mais ágil e precisa.


Desse modo, o negócio consegue criar um ambiente de desenvolvimento muito mais robusto e confiável. Os profissionais poderão focar na criação de funcionalidades e não em evitar vazamentos. Ao mesmo tempo, haverá confiabilidade para utilizar todos os recursos disponíveis.


Ganho de flexibilidade operacional

No desenvolvimento em nuvem, o dia a dia de trabalho é muito mais flexível. O negócio conseguirá definir rotinas em que os times podem atuar em qualquer lugar com acesso à internet.


Assim, a empresa tem muito mais flexibilidade em seu dia a dia. A entrega de resultados não depende da companhia ter profissionais localizados no mesmo lugar. Assim, rotinas de trabalho à distância são implementadas facilmente e sem comprometer os resultados da empresa.


Artigo originalmente publicado em Blog Cronapp


Comments


bottom of page