O que é conteúdo digital?
Basicamente, um conteúdo digital é qualquer tipo de informação que foi criada, compartilhada e consumida no mundo digital. Isso inclui:
E-books;
Imagens;
Cursos online;
Podcasts;
Animações;
E muitos outros.
Esses conteúdos são criados usando ferramentas digitais específicas, como um editor de imagens, uma ferramenta de criação de textos e até mesmo câmeras digitais. Após serem criados, eles podem ser compartilhados por toda a internet a partir de plataformas específicas, como:
Redes sociais;
Plataformas de venda;
E-mail;
Páginas e sites.
Eles podem ser acessados em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que haja conexão com a internet.
Quais são os principais tipos de conteúdo digital?
Existem diversos tipos de conteúdos digitais que podem ser criados e compartilhados na internet. Abaixo, listamos os principais para você conhecer e, quem sabe, já aplicar na sua estratégia!
1. E-book
Os e-books são o tipo de conteúdo digital mais utilizado pelas empresas, principalmente como isca digital, na hora de gerar novos leads.
Afinal, os livros digitais permitem que as empresas aprofundem um conhecimento específico e ofereçam mais informações relevantes sobre ele. Isso faz os olhos dos leads brilharem e, no final, eles acabam se convertendo no funil de vendas.
2. Curso online
Já os cursos online também são outro formato de conteúdo digital muito utilizado pelos infoprodutores.
Eles são uma forma de ensino a distância mais eficiente, na qual é possível compartilhar um conhecimento em vídeo e adicionar outros materiais de apoio para o público se especializar em um tema relevante.
A partir deles, o seu público pode reconhecer a sua autoridade em um assunto e se tornar fiel à sua marca.
3. Lives
As lives ficaram muito famosas durante a pandemia, e a tendência é que elas só cresçam com o tempo!
Elas são basicamente transmissões ao vivo que podem ser realizadas em diversas plataformas, como Facebook, Instagram e YouTube.
Como tudo acontece na hora, as lives acabam sendo uma ótima forma de interagir com o público, gerar mais engajamento e se aproximar dos clientes.
4. Infográficos
Os infográficos são um tipo de conteúdo que apresenta informações e dados de forma clara e objetiva.
O seu principal diferencial está no visual. Geralmente, eles usam elementos diferenciados e atraentes para mostrar as informações mais importantes de forma fácil de consumir.
Por conta disso, os infográficos acabam sendo uma ótima forma de gerar tráfego para o site da empresa, já que são facilmente compartilhados entre o público.
5. Pesquisas
Se o seu negócio é do ramo B2B, então você precisa apostar na criação de conteúdos digitais no formato de pesquisas.
Afinal, elas são uma forma de coletar dados e informações sobre determinado assunto e, portanto, uma boa aposta para tomar decisões estratégicas.
Assim, elas se tornam uma ótima forma de gerar conteúdo de qualidade e de relevância para o público-alvo da empresa.
6. Templates
Já os templates são modelos de documentos ou materiais que ajudam seu público a realizar algo no dia a dia, como se planejar para um casamento ou fazer a lista de compras do mês, por exemplo.
É possível encontrar templates em diversos formatos, como:
Planilhas;
Checklists;
Modelos de e-mails;
Entre outros
Vale dizer que os templates são uma forma eficiente de produzir conteúdo de qualidade em menos tempo.
Além disso, eles podem gerar mais resultados para a empresa, uma vez que é um material que vai ajudar seu público no dia a dia. Dessa forma, ele não esquece de você.
7. Mapas mentais
Os mapas mentais são uma forma visual de organizar informações e ideias. Eles são muito utilizados por quem está estudando para alguma prova importante e precisam aprender algum conceito.
Por conta disso, eles acabam sendo uma boa aposta para empresas que oferecem cursos preparatórios para concursos, vestibular, Enem, entre outros.
8. Entrevistas
Já as entrevistas são uma forma de apresentar dados e opiniões de especialistas em determinado assunto.
Elas podem ser realizadas em diversos formatos, desde podcasts até vídeos no YouTube.
Além disso, as entrevistas são uma forma eficiente de gerar conteúdo de qualidade e de relevância para o público-alvo da empresa.
9. Cases de sucesso
Os cases de sucesso também são um formato de conteúdo digital bem interessante.
Eles são histórias de empresas ou pessoas que obtiveram resultados positivos ao usar um produto ou serviço do seu negócio.
Dessa forma, eles acabam sendo uma ótima maneira de você criar uma prova social que mostre que a solução que seu negócio vende dá resultado.
Os cases de sucesso podem ser utilizados em diversos tipos de conteúdo, desde posts em redes sociais até materiais educativos.
10. Newsletters
Por fim, temos as newsletters, ou seja, boletins informativos que podem ser enviados periodicamente para seus leads. Elas são uma ótima forma de manter o público atualizado sobre novidades e informações relevantes.
Geralmente, a maioria das empresas as envia por e-mail, mas você pode adaptar o conteúdo para outros canais, como stories no Instagram, grupo no Facebook e até mesmo um vídeo no YouTube.
Artigo originalmente publicado em Blog HeroSpark
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