top of page

Planejando uma jornada de migração para a nuvem? Como implementar uma estratégia de ransomware para o Edge

Com as operações de edge sendo cada vez mais a chave para o sucesso, as empresas podem alcançar a agilidade necessária para os negócios atuais e deter as ameaças de ransomware aos seus dados com estratégias flexíveis e multinuvem que permitem colaborações globais com acesso seguro a arquivos para todas as equipes relevantes.


A ameaça do ransomware não irá desaparecer tão cedo. Com o relatório de violação de dados da IBM afirmando que o custo médio de uma violação de ransomware em 2022 foi de US$ 4,54 milhões e um número impressionante de 237 milhões de ataques de ransomware em todo o mundo no primeiro semestre do ano, esses números destacam o impacto potencial paralisante dos negócios e a probabilidade de um ataque cibernético. ataque. Apesar dessas estatísticas angustiantes, os recursos aprimorados de detecção e mitigação são agora uma realidade onde o ransomware ataca primeiro – na borda.


Esses avanços não estão apenas impedindo a propagação de malware para outros locais, mas também transformando os custos de proteção de dados e recuperação de ataques, ao mesmo tempo em que garantem operações diárias mais ágeis e melhor continuidade dos negócios. 


As organizações agora aumentaram as opções estratégicas para “proteger”, “detectar” e “responder” a ransomware e outros ataques cibernéticos na borda, sublinhando por que é fundamental ter a estratégia e a plataforma certas em vigor para preparar seus esforços mais para o futuro. posse valiosa – seus dados. A chave para esses avanços está no armazenamento em nuvem flexível e seguro de próxima geração, que fornece um substituto altamente flexível para o armazenamento conectado à rede (NAS) tradicional e tecnologias de proteção de dados, consolidando dados de arquivos em armazenamento de objetos em nuvem facilmente expansível por uma fração do custo. .


Protegendo seus dados na migração nuvem

A escolha de um fornecedor de nuvem estratégico garantirá que você possa resolver os desafios de acesso a arquivos, colaboração em equipe e proteção de dados que se tornaram agudos com a mudança das empresas para o trabalho híbrido e a recente reconfiguração das cadeias de fornecimento globais em meio à incerteza geopolítica. Como alguns dos principais fornecedores de armazenamento em nuvem agora fazem parceria com provedores globais de nuvem, eles podem simplificar as migrações para a nuvem e conter o risco das estratégias multinuvem necessárias para operações internacionais. Essa prestação de serviços resiliente e flexível dá às empresas focadas no crescimento a confiança necessária para lidar com demandas de dados que variam de terabytes a petabytes.


É essencial gerenciar os riscos associados à migração de dados críticos para os negócios para a nuvem, mantendo a segurança e os controles de acesso adequados para proteger os dados. Um provedor de armazenamento experiente ajudará as equipes de TI a compreender os riscos para os principais processos, aplicativos e usuários, ao mesmo tempo em que avalia o potencial de tempo de inatividade e reclamações dos usuários, limitando possíveis superfícies de ataque. O plano de migração também deve revisar as funções e permissões dos usuários para dados, especialmente quando vários sistemas são consolidados em um único ambiente de nuvem.


Parceiros experientes reduzem riscos

As organizações devem escolher um fornecedor com experiência em mover dados para a nuvem, compreender as necessidades de soberania dos dados e preparar o design da solução de armazenamento para o futuro. O parceiro certo trabalhará com o CIO, a equipe de TI e os líderes de negócios para avaliar os riscos de segurança de dados, bem como a soberania dos dados e os requisitos regulatórios. O próprio processo de migração abrangerá o planejamento de como os dados serão organizados e estruturados no novo ambiente de nuvem. Também incluirá migrações de testes rigorosos e processos de validação antes da transição completa para garantir que o processo corra bem.


Colaboração mais inteligente e segura

Os recursos de acesso a arquivos e proteção de dados do armazenamento em nuvem significam que as empresas que trabalham com o fornecedor certo podem superar a gravidade dos dados para ter uma vida melhor na nuvem. Enquanto as redes e sistemas de arquivos tradicionais lutam para acompanhar o crescimento explosivo de conteúdo, dados não estruturados e demandas computacionais de modelos de IA, as plataformas de armazenamento em nuvem agora permitem que os usuários acessem arquivos na borda de qualquer lugar – e protejam arquivos contra ameaças por meio de estado- serviços de dados de arquivo de última geração.


A escolha de uma solução de nuvem híbrida ajudará você a oferecer maior flexibilidade operacional e a transformar a capacidade de inovação da sua organização com base em onde e como seus dados são acessados. Fornecedores de armazenamento inovadores agora fazem parceria com provedores globais de nuvem para disponibilizar dados de negócios em conjuntos de dados de borda altamente escaláveis ​​em regiões inteiras. Os dados foram liberados de infraestruturas corporativas isoladas e podem ser acessados ​​na borda, ao mesmo tempo em que atendem aos requisitos de desempenho dos aplicativos, levando ao aproveitamento antecipado dos dados e à inovação.


Compreender os diferentes modelos de custos das infraestruturas de armazenamento em nuvem e tradicionais é essencial para planejar migrações para a nuvem bem-sucedidas que aproveitem a flexibilidade das operações de borda. À medida que os volumes de dados aumentam, as empresas com infraestruturas de ficheiros fora da nuvem terão de alocar orçamentos regularmente para continuar a expandir a capacidade das suas infraestruturas de backup – bem como duplicar a recuperação de desastres e os centros de dados – para garantir a redundância entre locais. A manutenção do armazenamento tradicional em vários locais exigirá novos investimentos de capital para cada local a cada cinco anos ou mais. Por outro lado, os principais fornecedores estimam que o uso do armazenamento em nuvem reduzirá os custos de armazenamento de arquivos em até 70% e os recursos administrativos necessários para gerenciar infraestruturas de armazenamento aumentarão em 60%.


Detectando ameaças

Tornou-se essencial detectar ransomware na borda antes que ele chegue à nuvem, porque o maior custo de um ataque cibernético provavelmente virá da perda de produtividade à medida que você se recupera dele. Os pedidos iniciais de resgate dos criminosos são muitas vezes apenas o gatilho para múltiplos impactos, como o tempo de inatividade de sistemas de ficheiros encriptados até ataques secundários, como a venda de dados empresariais confidenciais roubados, e o enorme custo de avaliação e restauração de ficheiros corrompidos durante os ataques.


Se você puder detectar e mitigar o ransomware na borda quando ele entrar em seu ambiente, poderá reduzir a quantidade de dados impactados e, portanto, reduzir o tempo e os recursos necessários para a recuperação. Algumas das principais ferramentas de armazenamento de arquivos agora incluem detecção de borda de ransomware “em linha”, executada assim que novos dados de arquivo são comprometidos em qualquer ponto de borda. Os ataques de ransomware são assim detectados em tempo real, dando às empresas maior confiança de que os dados dos seus ficheiros podem ser rapidamente recuperados e garantindo que as equipas de TI necessitam de menos tempo e recursos para identificar as fontes e a natureza do incidente. Usando essa detecção de borda, as equipes de TI podem organizar avaliações e recuperação de danos pós-ataque direcionadas, em vez de serem forçadas a avaliar volumes inteiros de seus dados armazenados.


Acelerando a resposta ao ataque

As mais recentes plataformas de armazenamento em nuvem possuem recursos exclusivos que aceleram a resposta e a recuperação das organizações contra ataques de ransomware. Primeiro, seus recursos contínuos e imutáveis ​​de controle de versão de arquivos – automatizados a cada poucos minutos, se necessário – permitem sincronizar arquivos em vários sites e recuperá-los minutos após um ataque ou interrupção. Em segundo lugar, os sistemas de armazenamento em nuvem da próxima geração permitem que as equipes de TI “revertam” os sistemas de arquivos para o momento exato imediatamente anterior à ocorrência de um incidente de ransomware e restaurem rapidamente os dados através de vários pontos de borda, evitando a perda de dados, mitigando os riscos para sua rede mais ampla e garantindo continuidade dos negócios. As equipes de TI podem recuperar dados em minutos sem tempo de inatividade para diferentes departamentos – um benefício crucial em nossa economia em tempo real. 


Operações ágeis e seguras na borda

Com as operações de borda cada vez mais sendo a chave para a vantagem comercial, você pode alcançar a agilidade necessária para os negócios atuais e interromper as ameaças de ransomware aos seus dados com estratégias flexíveis e multinuvem que permitem colaborações globais com acesso seguro a arquivos para todas as equipes relevantes. Usar um parceiro de nuvem experiente ajudará você a atender melhor aos seus diferentes objetivos de negócios e necessidades técnicas, além de preparar seus requisitos de segurança e soberania de dados para o futuro.


Ao contratar suporte especializado de fornecedores de armazenamento para planejar, gerenciar riscos, testar e validar cuidadosamente migrações, você não apenas garantirá uma migração tranquila para a nuvem, mas também incorporará estratégias inteligentes de dados de arquivos em sua organização que fornecem insights de negócios mais inteligentes, seja de IA/ML ou outros serviços analíticos, necessários para as operações atuais em tempo real.


Artigo originalmente publicado em Blog RTInsights



Comments


bottom of page