top of page

Publicação Digital – o novo papel da publicação na era digital

Muitas vezes há muita confusão quando se trata de publicação digital. Para os editores, o risco é não perceber as enormes possibilidades que oferece.


Nestes tempos complicados, percebemos novamente quão central é o papel da publicação de livros. Os livros têm-nos feito companhia e, neste período de encerramentos forçados, os livros têm sido considerados um “bem primário” que nos abriu a novos mundos.


Publicação digital: uma necessidade, muitas oportunidades 


A Transformação Digital é a chave do mundo em que todos estamos imersos. É um processo que começou há muitos anos, mas que se acelerou de forma sem precedentes devido ao surto da pandemia.  A questão é muito simples: o digital salvou as nossas economias e os nossos sistemas de produção, limitando os danos; salvou escolas ; permitiu-nos continuar a ter um certo grau de interação social (este também é um “bem necessário”). 


O digital nos salvou na emergência; mas este impulso não terminará certamente com a saída daquele período conturbado.  


Isto também se aplica à indústria do livro que, devido à sua estrutura intrínseca, tende a evoluir e a mudar mais lentamente do que outros sectores que são mais racionalizados e têm menos séculos de história importante. 

Resumindo : a forma como lemos está mudando e continua mudando. Acima de tudo, mudará a forma como nos relacionamos com os livros e com tudo o que gira em torno deles. 


Aqui reside um ponto central.  E é importante perguntar: o que é publicação digital? O que isso significa? 


Já sugerimos isso acima. Não cometamos o erro de fazer comparações precipitadas com outras indústrias e outros produtos culturais. Muitas vezes lemos ou ouvimos profecias sobre a extinção iminente do livro de papel e sua obsolescência. Profecias que não são baseadas em fatos e que são refutadas por fatos (e dados). 


Mas se mudarmos o foco da nossa atenção, percebemos que – na realidade – as grandes mudanças ocorreram (e estão ocorrendo) sobretudo em torno do próprio livro. 


Resumindo: para as editoras, a publicação digital significa criar um ecossistema digital em torno do livro e estabelecer uma nova relação com os leitores que seja multicanal, multimédia… mas cada vez mais íntima. 


Artigo originalmente publicado em Blog Doxee



Comments


bottom of page