top of page

Tecnologia Educacional: Como ensinar para as novas gerações

Você diria que a Tecnologia Educacional trouxe mudanças para a sala de aula e para o processo de ensino e aprendizagem? Seria capaz de explicar os impactos em sua instituição – tanto na gestão escolar, quanto nas práticas pedagógicas?


A Tecnologia Educacional é um conceito que diz respeito à utilização de recursos tecnológicos para fins pedagógicos. Seu objetivo é trazer para a educação – seja dentro ou fora de sala de aula – práticas inovadoras, que facilitem e potencializem o processo de ensino e aprendizagem. O uso da TE tem sido amplamente discutido no meio acadêmico, na mídia e nos círculos sociais, espaços onde nem sempre é bem recebido. As maiores críticas dizem respeito à sua relação com o papel da escola e do professor e à dificuldade de acesso à tecnologia, especialmente nas escolas da rede pública e entre estudantes com menor renda familiar.


Mas, ao contrário do que pode parecer à primeira vista, o foco principal da Tecnologia Educacional não está sobre os dispositivos tecnológicos (a escola não precisa, obrigatoriamente, contar com os equipamentos mais modernos para trabalhar a TE), e sim sobre as práticas que o seu uso possibilita. Em outras palavras: ter bem definida a finalidade do uso da tecnologia em sala de aula é mais importante que os meios e recursos tecnológicos que serão empregados para tal prática.


E é aí que entra o papel fundamental do professor e do profissional da educação no emprego da Tecnologia Educacional: definir quais são os recursos e ferramentas mais adequados para a realidade de seus alunos, e também a forma mais relevante de os utilizar em suas práticas pedagógicas.


Tecnologia Educacional: por que usar?

Ao longo das últimas décadas praticamente todas as áreas da sociedade têm experimentado uma grande evolução tecnológica. Toda evolução compreende uma mudança na comunicação, nas relações sociais e, é claro, no processo de ensino e aprendizagem. Mas, como dissemos no tópico acima, a utilização da Tecnologia Educacional nem sempre é bem recebida – inclusive por educadores. A raiz dessa resistência talvez esteja na desinformação sobre as diferentes possibilidades que ela oferece à educação.


Listamos aqui alguns dos motivos para utilizar a Tecnologia Educacional em sua escola.

  • Ampliar o acesso à informação.

  • Facilitar a comunicação escola – aluno – família.

  • Automatizar processos de gestão escolar.

  • Estimular a troca de experiências.

  • Aproximar o diálogo entre professor e aluno.

  • Possibilitar novas formas de interação.

  • Melhorar o desempenho dos estudantes.


Existem diversos motivos pelos quais o uso da tecnologia pode melhorar o desempenho dos estudantes. Alguns deles são óbvios, como a capacidade de despertar o interesse dos alunos; outros, nem tanto.


Exemplos de usos da Tecnologia Educacional

A Tecnologia Educacional pode estar presente na educação de diversas maneiras, algumas delas são:

  • em gadgets (dispositivos), como a lousa digital, os tablets e as mesas educacionais;

  • em softwares, como os aplicativos, os jogos e os livros digitais;

  • e em outras soluções educacionais, como a realidade aumentada, os ambientes virtuais de aprendizagem e as plataformas de vídeo.


Diversas práticas e iniciativas educacionais apenas tornaram-se realidade com o uso da TE.


Artigo originalmente publicado em Blog SAE Digitak


Comments


bottom of page